Comentários

(429)
Rejane Guimarães Amarante, Advogado
Rejane Guimarães Amarante
Comentário · há 5 meses
Não vou adentrar na questão da situação de brasileiros em outros países porque envolve muitas questões de direito internacional em sentido amplo e em sentido estrito de relacionamento bilateral entre Estados. O que me importa nesse assunto é que, a meu ver, os parlamentares perderam uma excelente oportunidade para alterar a Constituição e decretar a perda da nacionalidade brasileira para quem for condenado por crime de corrupção. Além disso, também considero que os brasileiros nascidos no Brasil que vão atrás de outra nacionalidade, mesmo permanecendo no Brasil, deveriam também perder a nacionalidade brasileira. Refiro-me especificamente aos descendentes de italianos, muitos dos quais nunca moraram na Itália, e obtêm a nacionalidade italiana e podem exercer muitos direitos da cidadania, inclusive votar para o Parlamento italiano, residindo aqui no Brasil. Declaro de antemão que não tenho nada contra os italianos, mas sim contra os brasileiros que preferem ser como os italianos. Essa dupla nacionalidade favorece o aliciamento e criação de máfias. Por exemplo, os casos de Cacciola e Bendine e muitos outros envolvidos em processos de corrupção, lavagem de dinheiro e similares.
3
0
Rejane Guimarães Amarante, Advogado
Rejane Guimarães Amarante
Comentário · há 4 anos
2
0
Rejane Guimarães Amarante, Advogado
Rejane Guimarães Amarante
Comentário · há 4 anos
Dr. Diego Henrique de Paula Alves, o senhor esquematizou bem o problema, mas discordo da conclusão, pois a simples reflexão não resolve nada. É necessário tomar medidas práticas, que não resolverão o problema igualmente "num passe de mágica", mas aos poucos. Permita-me sugerir que divulgue, em seu município, uma linha de ação que vislumbrei de tanto refletir sobre esse assunto. Na minha conclusão, conquanto todos os partidos tenham em seus quadros uma maioria de corruptos, está clara e evidentemente comprovada a culpa de três partidos - PT/PSDB/PMDB-MDB. E por dois motivos :
1) por uma simples razão aritmética de que mais de uma centena de emendas constitucionais que facilitaram sobremaneira a "legalização" da corrupção bem como a "submissão" dos cidadãos a essa megaorganização criminosa só foram possíveis com os votos dos parlamentares do PT/PSDB/PMDB-MDB. Todos os outros partidos reunidos não teriam quorum suficiente para a aprovação das mencionadas emendas.
2) Esses três partidos são os mais antigos do Brasil, sendo que o PMDB-MDB é mesmo anterior à "redemocratização" do Brasil, tanto quanto o PT. Não se deve esquecer que o PSDB saiu das "entranhas" do PMDB/MDB no governo Sarney. E, portanto, esses partidos têm diretórios em quase todos os municípios brasileiros há longa data, revezando-se nas prefeituras e câmaras de vereadores.
Destarte, colocar para fora esses partidos dos cargos eletivos já seria um grande passo. E também um alerta para os partidos pequenos, ou seja, não votar em candidatos do PT/PSDB/PMDB-MDB nem em candidatos que façam coligações ou apoiem esses partidos.
A partir da posse dos novos prefeitos e vereadores, vigilância rigorosa em todos os atos administrativos, contratos, licitações.
Vai dar muito trabalho, mas é a nossa República, o nosso País.
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em São Paulo (SP)

Carregando